domingo, 26 de agosto de 2012

Boletim Sobre a Greve


Desde o dia 4 de junho, nós, estudantes de Farmácia da UFBA estamos em greve, com as pautas que todos nós já conhecemos. Durante este período, principalmente nos mês de junho, montamos GT’s (Grupos de Trabalho), discutimos bastante sobre nossas pautas reivindicatórias, principalmente quanto ao currículo do nosso curso, além de fazermos o magnifico “Ato da Implantação da Farmácia Escola”. Infelizmente, com a época das possíveis férias de julho, além do feriado de São João, e falta de interesse de grande parte do estudante com a greve em si, perdemos muita força para continuarmos a seguir em frente com todas as reivindicações antes solicitadas. Agora, engana-se também quem disser que todos estes momentos de paralisação não nos trouxe algum beneficio, pois o DAFG não parou em momento algum, pelo contrario, compareceu, e continua comparecendo a todas as reuniões, de todos os departamentos além da Congregação, e Núcleo Docente Estruturante, pressionando os responsáveis pelo nosso currículo atual, e do não funcionamento da Farmácia Escola durante estes últimos 15 anos, e com isso, conseguimos a mobilização de muitos estudantes que estão interessados no Futuro de nossa Faculdade, que apoiou, em todos os momentos, no andamento de nossas mobilizações, tornando o nosso Diretório Acadêmico mais forte, fazendo com que entrássemos em um estado de aclive, pois, agora, somos muito bem vistos e respeitados pelos professores desta instituição, bem como a nível nacional, como foi visto no XXXV Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (ENEF), cuja nossa mobilização foi única em todo o Brasil, pois, fomos os únicos que entramos em greve por motivos próprios, com independência a greve docente. Este ato foi tão importante para o Movimento Estudantil de Farmácia Brasileiro, que fomos aclamados ao dar nossos depoimentos, e servimos de exemplo de luta e conquistas.
Sendo mais especifico sobre a greve, o DAFG decidiu se empenhar em 2 reivindicações, pois cremos que estas são as principais: Atualização do Currículo e Ativação da Farmácia Escola. Todas as outras pautas são também muito importantes, porem, como temos poucas pessoas para toca-las para frente, decidimos que estas serão nossas principais. Quanto a reforma curricular, os membros do Núcleo Docente Estruturante estão muito bem receptivos, receberam nossas reivindicações, e estão, junto de nós, estudantes, estudando e bolando maneiras de que nosso currículo seja modificado, levando em conta as manifestações dos estudantes. Em respeito à Farmácia Escola, a Diretora de nossa Faculdade, Maria Spínola, fez a convocatória, por duas vezes, aos professores e estudantes, para a comissão que irá solucionar este problema que há quinze anos nos aflige. Infelizmente, somente nós, estudantes, que comunicamos a Diretoria quem seriam os representantes desta comissão, e os demais departamentos ainda não responderam sobre quais professores farão parte da mesma. Diariamente, o DAFG cobra a Diretoria sobre isto, e, segundo a nossa Diretora, caso ninguém se habilite, teremos que nós mesmos indicarmos os professores para que dê inicio a comissão. Sobre as demais comissões (Biossegurança e Carga Horária dos Professores), a Diretora ainda não fez convocatória. Além disso, já foi bolado um Modelo de Avaliação Qualitativa dos Professores, efetuados pelos estudantes, que, ao contrário do que a SUPAC faz, divulgaremos os resultados, o que servirá de base para avaliar e cobrar sobre a atuação dos professores em sala de aula.
Com tudo isso, nós, do DAFG, pedimos a compreensão e colaboração de cada estudante, pois somente nós, podemos trazer soluções para nossos problemas, e não podemos esperar que outros façam aquilo que nós temos competência de resolver. Como diria Rosa Luxemburgo “Quem não se movimenta não sente as correntes que o prendem”, por isto, convoco cada estudante para que se junte a luta, e que construamos uma Faculdade de Farmácia mais justa, e que tenha a real capacidade de formar indivíduos capacitados para desenvolver uma sociedade mais justa.



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